Breve Histórico da Linguagem C
A Linguagem C foi desenvolvida nos
laboratórios BELL, da At&t, em 1972 por Denis M. Ritchie ( que
desenvolveu uma versão do UNIX com a linguagem ) e publicada com a
co-autoria de Brian W. Kernighan.
Seu livro sobre a linguagem C entitulado “The C Programming Language (A Línguagem de Programação C) é indispensável para os profissionais da ciencia da computação e programação de computadores.
A linguagem C permite ao
desenvolvedor criar programas de computador através de um compilador.
Neste estudo abordaremos o DEV C, software livre para desenvolvedores da
linguagem. Para download e instalação siga as instruções do
distribuidor no link : http://prdownloads.sourceforge.net/dev-cpp/devcpp-4.9.9.2_setup.exe
Estrutura
Na linguagem C temos a seguinte estrutura:Tipos de Dados em C
A linguagem C compreende os tipos de dados:inteiros –> int ( de -32.768 até 32.767 )
reais –> float ( de 3,4 e -38 até 3,4 e 38 )
caractere — > char ou String ( uma única letra ou um conjunto )
A linguagem C não compreende o tipo de dado lógico BOOLEAN!
Variáveis
Segue o mesmo padrão de nomenclatura de portugol e outras linguagens como delphi, Java entre outras. Isto é, deve ser um local previamente identificado e rotulado com um tipo para armazenamento de dados.
Operadores Aritméticos
São símbolos para processamentos matemáticos.% –> resto de divisão
/ –> divisão
* –> multiplicação
+ –> adição
- –> subtração
= –> atribuição
Pois bem, sabemos o básico para irmos ao compilador DEV C, digitar nosso primeiro programa em C. veja a figura:
Esse é o modo que deve estar seu programa. Agora vamos aos comentários de cada linha.
linha 1: #include<stdio.h> : a instrução #include é reservada, isto é, deve estar deste modo para inserir cabeçalhos no programa e, neste caso insere o cabeçalho <stdio.h> que significa “standard imput output. header”,
cabeçalho de entrada e saída no sistema, necessário para lermos os
valores e exibilos no monitor para o usuário. Aqui estão os comandos
como scanf e printf
linha 2: #include<conio.h>: neste caso, significa “configuration imput output. header”,
cabeçalho de configuração de entrada e saída de sistema. você deve ter
percebido que os cabeçalhos estão entre os símbolos de < (menor) e
> (maior), isto significa que o compilador irá procurar os comandos
em uma pasta do mesmo nome do cabeçalho. Aqui estão os comandos como getch e textcolor.
linha 3: main (void) {: declaração da principal função do programa em C, main, neste caso vemos a passagem de parametro (informação passada ou adquirida por uma função) void , significando que ela está vazia, oca, não tem valor. acompanhada do símbolo que significa inicio { .
linha 4: printf(”
Esse é o primeiro de muitos programas…”); : esse é o primeiro comando
do programa, a função printf (print function), função de impressão,
tudo o que estiver entre aspas aparece da forma como foi escrito no
monitor para o usuário. Neste caso será impresso no monitor a informação
: Esse é o primeiro de muitos programas… . Observe que
primeiro temos o comando printf depois o campo da função representado
pelos parênteses e, dentro, a informação que, como se quer imprimir no
monitor, está entre aspas, depois, o ponto e vírgula significando que, o
fim do comando chegou mas o programa continua em outra linha.
linha 5: printf(“\n \n Ah!… Alô mundo…”); : função de impressão printf, para imprimir no monitor Ah!… Alô mundo… . Note que temos dentro do campo da função ( entre parenteses ) a instrução \n que significa um ENTER para o compilador. Neste caso entre as instruções de impressão existirá um espaço dado pelos dois enters no segundo comando printf.
linha 6: getch(); : comando do cabeçalho conio.h, getch
significa pegar um caractere, é uma função que captura o que foi
digitado no teclado pelo usuário, neste caso será utilizado pelo
programador para manter as informações na tela enquanto o usuário não
pressionar uma tecla qualquer já que se o getch não for inserido no
programa as informações de impressão ( printf ) serão exibidas e
removidas tão rápido que o programador ou usuário nem terá tempo de
vê-las.
linha 7: } : indica o fim do programa, fechamento da função principal aberta pelo símbolo oposto {. Sendo então INICIO ( símbolo { ) e FIM ( símbolo } ).Exemplo Completo 4E.
Vejamos agora um exemplo com 4 ETAPAS de programação. Sendo Algoritmo, Fluxograma, Portugol e Linguagem C.problema : Criar um programa que apresente a tabuada do valor digitado pelo usuário.
E1 – ETAPA 1 : Algoritmo.
2- Ler o valor da variável NUMERO;
3- Apresentar NUMERO * 1;
4- Apresentar NUMERO * 2;
5- Apresentar NUMERO * 3;
6- Apresentar NUMERO * 4;
7- Apresentar NUMERO * 5;
8- Apresentar NUMERO * 6;
9- Apresentar NUMERO * 7;
10- Apresentar NUMERO * 8;
11- Apresentar NUMERO * 9
12- Apresentar NUMERO * 10;
Comentários: Observe que o EPS ( Entrada - Processamento - Saída) está correto, criamos um local para armazenar o valor digitado pelo usuário – NUMERO, depois capturamos esse valor digitado pelo usuário e armazenamos na variável NUMERO, e, então, processamos e apresentamos o NUMERO multiplicado de 1 até 10 respectivamente.
E2 – Fluxograma
E3 Portugol
programa tabexemplo;var
NUMERO : inteiro;inicio
escreva ( ” Entre com o valor para a Tabuada :: “);fim.
leia(NUMERO );
escreva ( NUMERO *1);
escreva ( NUMERO *2);
escreva ( NUMERO *3);
escreva ( NUMERO *4);
escreva ( NUMERO *5);
escreva ( NUMERO *6);
escreva ( NUMERO *7);
escreva ( NUMERO *8);
escreva ( NUMERO *9);
escreva ( NUMERO *10);
E4 – Linguagem C
Comentários:
Linha 1: inclusão do cabeçalho stdio.h para utilização dos comandos scanf e printf, isto é, comandos de entrada e saída.
linha 2: inclusão do
cabeçalho conio.h para utilização do comando getch, e, o usuário poder
observar o resultado no monitor e só então depois pressione uma tecla
para fechar a janela.
linha 3: declaração da função principal main e parametro void seguido da inicialização do corpo do programa {.
linha 4: declaração da variável NUMERO do tipo inteiro int;
linha 5: função de impressão printf para exibir no monitor Entre com o valor para a Tabuada :: .
linha 6: função de
entrada scanf, nesta função observe os itens dentro do campo da função,
temos “%d” – este é o tipo de dado que será lido pela função, chamado
por muitos programadores de linguagem C de controle da função. O
controle da função indica o tipo de dado que será impresso ou capturado,
lido. Neste caso temos o controle da função do tipo inteiro %d. Observe
os tipos mais comuns:
%s –> caracteres (strings)
%f –> reais ( floats )
Na função scanf, sempre utilizaremos
controles de função para indicar que tipo de dado será lido, e, este
estará sempre entre aspas. Assim a vírgula separa o tipo de dado com o
endereço onde a informação será armazenada. O símbolo & e a variável NUMERO
indicam que a informação será armazenada na memória. Sendo & o
símbolo que representa armazenamento na memória e NUMERO o nome do
endereço de momória onde estará a informação.
linha 7 até a linha 16:
comandos de impressão para exibir a tabuada processada pelo computador.
Note que em todos os comandos de impressão printf, em seu campo de
função, existe o comando \n para pular as linhas e não imprimir tudo em
uma linha só e, também entre aspas, a informação como o desenvolvedor
quer que o usuário veja, ele indica onde o resultado da operação NUMERO
*1 deve ser impresso, indicado pelo controle de função %d.
linha 17: função de captura de tecla, aguardará o usuário pressionar uma tecla qualquer.linha 18: fim do programa, fechando a função principal main.
Não tem outro modo, para se familiarizar
com o procedimento devemos realizá-lo. Insira o programa no compilador e
pressione “compilar” para ver o resultado da operação.
Veja
outros programas em C.
#include<stdio.h>
#include<conio.h>
main (void) {
int NUMERO;
printf(” Entre com o valor :: “);
scanf (“%d”, &NUMERO);
printf(“\n %d “, NUMERO *NUMERO);
getch();
}
Ler dois valores e apresentar a soma.
#include<stdio.h>
#include<conio.h>
main (void) {
int NUMERO1 , NUMERO2 , X;
printf(” Entre com o valor 1 :: “);
scanf (“%d”, &NUMERO1);
printf(” Entre com o valor 2 :: “);
scanf (“%d”, &NUMERO2);
X = NUMERO1 + NUMERO2;
printf(“\n %d “, NUMERO1+NUMERO2);
getch();
}
Por enquanto é isso, veremos mais exemplos de programas com 4 etapas e decisões nas próximas semanas.
Pronto! Pronto!
Até lá…