Linguagem C - Introdução

Breve Histórico da Linguagem C

A Linguagem C foi desenvolvida nos laboratórios BELL, da At&t, em 1972 por Denis M. Ritchie ( que desenvolveu uma versão do UNIX com a linguagem ) e publicada com a co-autoria de Brian W. Kernighan.

Dennis Ritchie 1998

Seu livro sobre a linguagem C entitulado “The C Programming Language (A Línguagem de Programação C) é indispensável para os profissionais da ciencia da computação e programação de computadores.
A linguagem C permite ao desenvolvedor criar programas de computador através de um compilador. Neste estudo abordaremos o DEV C, software livre para desenvolvedores da linguagem. Para download e instalação siga as instruções do distribuidor no link : http://prdownloads.sourceforge.net/dev-cpp/devcpp-4.9.9.2_setup.exe

Estrutura

Na linguagem C temos a seguinte estrutura:



Tipos de Dados em C

A linguagem C compreende os tipos de dados:

inteiros –> int  ( de -32.768 até 32.767 )
reais –> float ( de 3,4 e -38 até 3,4 e 38 )
caractere — > char ou String ( uma única letra ou um conjunto )

A linguagem C não compreende o tipo de dado lógico BOOLEAN!

Variáveis

Segue o mesmo padrão de nomenclatura de portugol e outras linguagens como delphi, Java entre outras. Isto é, deve ser um local previamente identificado e rotulado com um tipo para armazenamento de dados.

 

Operadores Aritméticos

São símbolos para processamentos matemáticos.

%             –>                resto de divisão
/               –>                divisão
*               –>                multiplicação
+              –>                adição
-               –>                subtração
=              –>                atribuição

Pois bem, sabemos o básico para irmos ao compilador DEV C, digitar nosso primeiro programa em C. veja a figura:



Esse é o modo que deve estar seu programa. Agora vamos aos comentários de cada linha.

linha 1: #include<stdio.h> : a instrução #include é reservada, isto é, deve estar deste modo para inserir cabeçalhos no programa e, neste caso insere o cabeçalho <stdio.h> que significa “standard imput output. header”, cabeçalho de entrada e saída no sistema, necessário para lermos os valores e exibilos no monitor para o usuário. Aqui estão os comandos como scanf e printf

linha 2: #include<conio.h>: neste caso, significa “configuration imput output. header”, cabeçalho de configuração de entrada e saída de sistema. você deve ter percebido que os cabeçalhos estão entre os símbolos de < (menor) e > (maior), isto significa que o compilador irá procurar os comandos em uma pasta do mesmo nome do cabeçalho. Aqui estão os comandos como getch e textcolor.

linha 3: main (void) {: declaração da principal função do programa em C, main, neste caso vemos a passagem de parametro (informação passada ou adquirida por uma função) void , significando que ela está vazia, oca, não tem valor. acompanhada do símbolo que significa inicio { .

linha 4:  printf(” Esse é o primeiro de muitos programas…”); : esse é o primeiro comando do programa, a função printf (print function), função de impressão, tudo o que estiver entre aspas aparece da forma como foi escrito no monitor para o usuário. Neste caso será impresso no monitor a informação : Esse é o primeiro de muitos programas… . Observe que primeiro temos o comando printf depois o campo da função representado pelos parênteses e, dentro, a informação que, como se quer imprimir no monitor, está entre aspas, depois, o ponto e vírgula significando que, o fim do comando chegou mas o programa continua em outra linha.

linha 5: printf(“\n \n Ah!… Alô mundo…”); : função de impressão printf, para imprimir no monitor  Ah!… Alô mundo… . Note que temos dentro do campo da função ( entre parenteses ) a instrução \n que significa um ENTER para o compilador. Neste caso entre as instruções de impressão existirá um espaço dado pelos dois enters no segundo comando printf.

linha 6: getch(); : comando do cabeçalho conio.h, getch significa pegar um caractere, é uma função que captura o que foi digitado no teclado pelo usuário, neste caso será utilizado pelo programador para manter as informações na tela enquanto o usuário não pressionar uma tecla qualquer já que se o getch não for inserido no programa as informações de impressão ( printf ) serão exibidas e removidas tão rápido que o programador ou usuário nem terá tempo de vê-las.

linha 7: } : indica o fim do programa, fechamento da função principal aberta pelo símbolo oposto {. Sendo então INICIO ( símbolo { ) e FIM ( símbolo } ).

Exemplo Completo 4E.

Vejamos agora um exemplo com 4 ETAPAS de programação. Sendo Algoritmo, Fluxograma, Portugol e Linguagem C.
problema : Criar um programa que apresente a tabuada do valor digitado pelo usuário.

E1 – ETAPA 1 : Algoritmo.


1- Criar uma variável do tipo inteiro – NUMERO;
2- Ler o valor da variável NUMERO;
3- Apresentar NUMERO * 1;
4- Apresentar NUMERO * 2;
5- Apresentar NUMERO * 3;
6- Apresentar NUMERO * 4;
7- Apresentar NUMERO * 5;
8- Apresentar NUMERO * 6;
9- Apresentar NUMERO * 7;
10- Apresentar NUMERO * 8;
11- Apresentar NUMERO * 9
12- Apresentar NUMERO * 10;

Comentários: Observe que o EPS ( Entrada - Processamento - Saída) está correto, criamos um local para armazenar o valor digitado pelo usuário – NUMERO, depois capturamos esse valor digitado pelo usuário e armazenamos na variável NUMERO, e, então, processamos e apresentamos o NUMERO multiplicado de 1 até 10 respectivamente.

E2 – Fluxograma



 

E3 Portugol

programa tabexemplo;
var
NUMERO : inteiro;
inicio
escreva ( ” Entre com o valor para a Tabuada :: “);
leia(NUMERO );
escreva ( NUMERO *1);
escreva ( NUMERO *2);
escreva ( NUMERO *3);
escreva ( NUMERO *4);
escreva ( NUMERO *5);
escreva ( NUMERO *6);
escreva ( NUMERO *7);
escreva ( NUMERO *8);
escreva ( NUMERO *9);
escreva ( NUMERO *10);
fim.

E4 – Linguagem C



Comentários:
Linha 1: inclusão do cabeçalho stdio.h para utilização dos comandos scanf e printf, isto é, comandos de entrada e saída.

linha 2: inclusão do cabeçalho conio.h para utilização do comando getch, e, o usuário poder observar o resultado no monitor e só então depois pressione uma tecla para fechar a janela.

linha 3: declaração da função principal main e parametro void seguido da inicialização do corpo do programa {.

linha 4: declaração da variável NUMERO do tipo inteiro int;

linha 5: função de impressão printf para exibir no monitor Entre com o valor para a Tabuada :: .

linha 6: função de entrada scanf, nesta função observe os itens dentro do campo da função, temos “%d” – este é o tipo de dado que será lido pela função, chamado por muitos programadores de linguagem C de controle da função. O controle da função indica o tipo de dado que será impresso ou capturado, lido. Neste caso temos o controle da função do tipo inteiro %d. Observe os tipos mais comuns:

%d  –> inteiros (int)
%s  –> caracteres (strings)
%f  –> reais ( floats )

Na função scanf, sempre utilizaremos controles de função para indicar que tipo de dado será lido, e, este estará sempre entre aspas. Assim a vírgula separa o tipo de dado com o endereço onde a informação será armazenada. O símbolo & e a variável NUMERO indicam que a informação será armazenada na memória. Sendo & o símbolo que representa armazenamento na memória e NUMERO o nome do endereço de momória onde estará a informação.

linha 7 até a linha 16: comandos de impressão para exibir a tabuada processada pelo computador. Note que em todos os comandos de impressão printf, em seu campo de função, existe o comando \n para pular as linhas e não imprimir tudo em uma linha só e, também entre aspas, a informação como o desenvolvedor quer que o usuário veja, ele indica onde o resultado da operação NUMERO *1 deve ser impresso, indicado pelo controle de função %d.

linha 17: função de captura de tecla, aguardará o usuário pressionar uma tecla qualquer.

linha 18: fim do programa, fechando a função principal main.

Não tem outro modo, para se familiarizar com o procedimento devemos realizá-lo. Insira o programa no compilador e pressione “compilar” para ver o resultado da operação.  

Veja outros programas em C.

Ler um valor e apresentar seu quadrado

#include<stdio.h>
#include<conio.h>
main (void) {
int NUMERO;
printf(” Entre com o valor :: “);
scanf (“%d”, &NUMERO);
printf(“\n %d “, NUMERO *NUMERO);
getch();
}

Ler dois valores e apresentar a soma.

#include<stdio.h>
#include<conio.h>
main (void) {
int NUMERO1 , NUMERO2 , X;
printf(” Entre com o valor 1 :: “);
scanf (“%d”, &NUMERO1);
printf(” Entre com o valor 2 :: “);
scanf (“%d”, &NUMERO2);
X = NUMERO1 + NUMERO2;
printf(“\n %d “, NUMERO1+NUMERO2);
getch();
}


Por enquanto é isso, veremos mais exemplos de programas com 4 etapas e decisões nas próximas semanas.

Pronto! Pronto!
Até lá…