CSharp - Looping While

Nesta oportunidade veremos como o CSharp trabalha Loopings. Para isso vamos lembrar como a sintaxe dos principais loopings. Veja o primeiro na imagem abaixo;


Vemos na imagem acima o looping While (Enquanto) que é um looping Infinito baseado em estrutura condicional (decisão). E isso quer dizer que ele apenas repete a instrução se a condição for satisfeita. Observe o exemplo com o Looping While.

Exemplo Loop. Criar um programa que leia um termo e realize a sequencia de Fibonacci até o termo indicado pelo usuário.

Primeiramente devemos definir o formulário. e para isso observe os objetos necessários abaixo;


Na imagem, note que temos:

LABEL - 2
TEXTBOX - 1
LISTBOX - 1
BUTTON- 1

Sendo um label para pedir o valor dos termos, um label para informar a saída, um botão para causar a ação do formulário, um textbox para entrada do valor digitado pelo usuário e um listbox para apresentar os termos até o desejado.
Veja o código do botão:

Observe que apenas variáveis locais foram utilizadas nesse exemplo, note ainda que o objeto ListBox1 recebe o recurso de limpar os dados com o comando Clear ( ); logo no inicio, podendo assim fazer com que o programa seja executado mais de uma vez e os valores não encavalem na lista. 

Para o comando while, veja a variável "contador" sendo inicializada quando criada e do tipo inteiro   ( o contador sempre deve ser inteiro ) e sofre incremento (  soma ) até alcançar o valor do termo digitado pelo usuário (esta é a condição para que o trecho seja repetido ou não, se o usuário digitar um valor como 5, o contador é iniciado em 1, desta forma o contador será 2, depois 3, depois 4, depois 5 e depois 6, somente neste ponto (contador = 6) o programa não repete mais o trecho, já que a condição era contador menor ou igual a termo (que era 5)).
Veja o resultado do programa:



Note que o termo é 8 e que oito termos foram impressos na lista...

Agora vejamos outro tipo de vetor, o finito FOR.
... que será exibido juntamente com a próxima aula a aula de VETORES.

Nenhum comentário: